Câmara elege nova Mesa Diretora
Com 11 votos, Rafael Gabiru é eleito presidente do Legislativo Municipal de Ituverava
Em sessão especial, realizada na manhã de quarta-feira, dia primeiro de janeiro, após a solenidade de posse dos eleitos, a Câmara Municipal de Ituverava realizou a eleição para preencher os cargos da Mesa Diretora da Casa.
Os trabalhos foram abertos pelo vereador Sidinei Balduíno dos Santos Silva, o mais votado nas eleições de outubro de 2024. Para o cargo de presidente do Legislativo, foi eleito o vereador Rafael Fernando Mendonça de Freitas Mattos “Gabiru”. Em votação aberta, ele obteve 11 votos entre os 13 vereadores.
O novo presidente concorreu com chapa completa tendo os demais vereadores também eleitos para ocuparem os demais cargos: Antônio Carlos Barbosa da Silveira “Mandioca” (vice-presidente), Andréa Fonseca Yamada Scotte (primeira secretária) e Fernando Matos Alves Júnior “Fedeora” (segundo secretário).
Os vereadores Eugênio Luiz de Paula e Marcelo Celestino Pereira “Capituva” também se inscreveram concorrendo em candidaturas avulsas para presidência e tiveram os próprios votos.
O resultado foi proclamado após concluída a chamada com 11 votos para chapa liderada por Gabiru, 1 voto para Eugênio e 1 voto para Marcelinho Capituva, ambos com candidaturas individuais. Já composta a Mesa, o novo presidente agradeceu a confiança e declarou que atenderá e dará condições de trabalhos a todos os vereadores.
“Sou grato aos 11 colegas que em mim confiaram, mas a partir de agora iremos trabalhar unidos, somos 13 vereadores defendendo e representando todo o povo de Ituverava, independente de ter votado ou não em nossa chapa, vivemos em um regime democrático e todos têm seus direitos e serão respeitados”, afirmou o novo presidente.
Rafael Gabiru está em seu quarto mandato na Câmara Municipal de Ituverava. A presença nos cargos da Mesa Diretora, no entanto, é de dois anos, portanto, ele ocupará a importante função de conduzir e administrar o Poder Legislativo Municipal no biênio 2025/2026, quando acontece nova eleição, entre os atuais vereadores não sendo permitida reeleição no mesmo mandato.
Foto: Presidente, membros da Mesa Diretora e demais vereadores após a eleição