Câmara Municipal homenageia mulheres de destaque com a medalha Thereza Lopes

por Daniel Dantas última modificação 13/03/2025 19h19

Em sessão ordinária realizada na noite de terça-feira, dia 11 de março, a Câmara de Ituverava prestou homenagens a duas mulheres de Ituverava que se destacam por suas atuações na comunidade.
Receberam a “Medalha Thereza Lopes” a atual secretária municipal de Saúde Raquel de Paula Rezende e a professora aposentada Sônia Aparecida Peres Chiconeli.
A comenda é outorgada anualmente a duas mulheres da sociedade civil, sendo uma indicada pelo Executivo e outra pelo Legislativo. A denominação é em reconhecimentos à ex-vereadora, catequista e saudosa professora Thereza Lopes, tida como exemplo de mulher na comunidade ituveravense.
De acordo com projeto de autoria da vereadora Andréa Fonseca Yamada Scotte, aprovado no ano de 2021, a entrega deve acontecer todos anos sempre na primeira sessão após do Dia Internacional da Mulher que é comemorado no dia oito de março.
Este ano a prefeitura indicou a secretária Raquel por seus relevantes serviços prestados ao município e o Legislativo, através da vereadora Roberta Foroni Freitas Joazeiro que indicou a professora Sônia por seu trabalho social liderando o grupo “Aniversário Solidário”. Veja as justificativas abaixo.
A sessão foi conduzida pelo presidente Rafael Fernando Mendonça de Freitas Mattos “Gabiru” e foi prestigiada pelo chefe de gabinete Paulo Antônio Rodrigues Souza, representando o prefeito Luiz Araújo e a primeira dama e secretária do Bem-Estar e Integração Social Fabiana Araújo.
A solenidade contou com as presenças dos demais vereadores, servidores da saúde municipal, integrantes do Grupo Aniversário Solidário, além de amigos e familiares das homenageadas.

Raquel de Paula Souza Rezende
Raquel de Paula Souza Rezende nasceu em São Paulo, em 22 de junho de 1976, filha de Hélio Ferreira de Souza e Vera Lucia Coelho de Paula Souza, irmã de Renata de Paula Souza e Lima, e Roberta de Paula Souza Calcini.
Raquel é casada com Rogério Garofo Rezende desde 2001, e é mãe de Victoria Souza Rezende e Murilo Souza Rezende.
Sua trajetória de vida e profissional é marcada por seu compromisso com o bem-estar das pessoas e com o desenvolvimento da saúde pública. Desde sua formação em Enfermagem e Obstetrícia pela UFTM, em Uberaba, até sua especialização em diversas áreas, Raquel tem se dedicado incansavelmente ao aprimoramento de suas habilidades e ao cuidado com os outros. Com pós-graduação em Gestão Pública em Saúde, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Saúde da Família e Docência em Enfermagem, além de um Mestrado em Enfermagem Fundamental pela USP de Ribeirão Preto, Raquel acumula 27 anos de experiência na área da saúde.
Durante sua carreira, Raquel atuou em importantes instituições como a Santa Casa de Franca, Santa Casa de Ituverava, Prefeitura de Aramina, Hospital Unimed de Franca, além de ser docente no Centro Paula Souza e na FFCL, formando futuras gerações de profissionais da saúde.
Sua trajetória de ensino e dedicação aos estudantes continua atualmente como docente do curso de Enfermagem na Fafram.
Além disso, Raquel é a atual Secretária Municipal da Saúde de Ituverava, onde se destaca pela gestão eficiente e pelas inúmeras ações de Saúde Pública que tem implementado, beneficiando não apenas a cidade, mas também os distritos de Aparecida do Salto, Capivari da Mata e São Benedito da Cachoeirinha.
Sua liderança, competência e dedicação incansável são um exemplo de força e humanidade, sendo uma profissional exemplar e uma mulher de imensa contribuição para a área da Saúde e para a população ituveravense.

Sônia Aparecida Peres Chiconeli

Sônia Aparecida Peres Chiconeli, professora aposentada, nascida em Ituverava/SP, aos 02 dias do mês de março de 1952.
Filha de Francisco Peres e de Maria Therezinha Simão de Lima Peres. Casada com Ernesto Augusto9 Chiconeli.
Iniciou o Projeto Aniversário Solidário, há 13 anos, juntamente com um grupo de amigos que permanecem juntos, nomeados ideal até hoje.
No princípio, realizavam festas de aniversário para crianças carentes em suas residências. As mães mostravam suas necessidades, e então começaram a distribuir mantimentos e estas básicas. Logo, começaram a receber doações de roupas e calçados, que após triagem, são distribuídos. Posteriormente, acrescentaram a doação de móveis.
Em todos os natais, as 350 crianças do projeto recebem presentes, entregues para elas mãos do Papai Noel, o Carlos Bechara, a quem muito agradecem pela colaboração.
Trata-se de um projeto simples, sem nenhum vínculo político ou religioso, feito com muito amor, com intuito de amenizar as dificuldades do próximo. Agradecem a participação dos colaboradores, sem a qual nada seria possível.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.