Vereadores aprovam requerimentos e moções

por Daniel Dantas última modificação 09/05/2025 10h44

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Ituverava, realizada na noite de terça-feira, dia seis de maio, os vereadores aprovaram requerimentos de discussão solicitando informações da administração. Também foram aprovadas moções de congratulações e aplausos.
Aparecida do Salto
De autoria do vereador Guilherme Mariano dos Santos foi apresentado requerimento solicitando informações da administração municipal sobre os horários e locais de circulação dos ônibus coletivos do distrito de Aparecida do Salto para a cidade de Ituverava.
O vereador questionou sobre a possibilidade ampliar os horários do ônibus, se foi feita alguma consulta aos moradores do distrito a fim de buscar soluções e, se é possível abrir um espaço entre o Poder Executivo e a empresa responsável a fim discutir os problemas relacionados ao transporte.
Conforme justificou o autor: “são medidas necessárias visando atender munícipes residentes no distrito e que necessitam do transporte em horários alternativos tendo em vista que grande parte da população de Aparecida do Salto se encontra em vulnerabilidade social”.
Moradores de rua
Mais uma vez a temática sobre os moradores de rua foi abordada no Legislativo Municipal por meio de um requerimento apresentado pela vereadora Roberta Foroni Freitas Joazeiro. Ela questionou a administração sobre quantos moradores em situação de rua há em Ituverava?
Perguntou também: quais medidas são oferecidas pelas secretarias e órgãos competentes, quais ações estão sendo realizadas para que os moradores de rua possam não mais ocuparem frentes de lojas, vitrines, praças, semáforos entre outros e, para onde essas pessoas abordadas foram encaminhadas?
A autora destacou a necessidade de “implantar um Programa Municipal de Retorno às cidades de origem para pessoas em situação de rua que não são de Ituverava, com os devidos acompanhamentos e garantias sociais e de saúde mental.”.
Rodovia William Amim
Ainda na mesma sessão foi aprovado requerimento de autoria do vereador Evando Aparecido Teixeira da Mota, solicitando que seja oficiado ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem) que informe sobre a previsão do início das obras de implantação da terceira faixa na Rodovia Doutor William Amim, que liga Ituverava à Miguelópolis.
O vereador reivindica informações, para o caso de retorno do DER, sobre quais trechos serão implantados. De acordo com o autor, “as obras fazem necessárias para segurança dos motoristas bem como favorecer o escoamento da produção. ”
Centro Cultural
Também de autoria do vereador Evando Teixeira, foi aprovado requerimento solicitando informações sobre as obras de reforma do Centro Cultural Professor Cícero Barbosa Lima Júnior.
Ele requereu qual prazo para execução da reforma? Por qual motivo não foi terminada a obra e, por que a praça Deputado Helvio Nunes da Silva está supostamente descuidada? Evando ressaltou que “o Cento Cultural é um espaço público que tem a finalidade de proporcionar desenvolvimento de atividades culturais e sociais para a população.”
Moções
Na mesma sessão foram aprovadas moções para diretores e colaboradores do Hospital e Maternidade de Ituverava pela realização da corrida “São Jorge Run”, de autoria do vereador Marcelo Celestino Pereira e ao Jornal O Progresso pelos 42 anos de circulação ininterrupta desde 1983 em Ituverava, tendo como autor o vereador e presidente da Câmara Rafael Fernando Mendonça de Freitas Mattos “Gabiru”.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.